Quais as vantagens da utilização da compostagem?
A utilização de composto promove o aumento de nutrientes nos solos, minimizando significativamente o recurso a fertilizantes químicos, dando origem a alimentos mais saudáveis.
O composto atua no solo como uma “esponja”, ajudando o solo a reter a humidade e os nutrientes, verificando-se assim uma maior porosidade e melhoria da estrutura física do solo, com o aumento da infiltração e retenção de água. Tanto em solos argilosos como arenosos, o composto melhora as suas características, concedendo-lhes uma melhor estrutura e minimizando a sua erosão.
Outro aspeto significativo é o aumento de microrganismos benéficos que ajudam a eliminar organismos causadores de doença, no solo e nas plantas.
As melhorias nas características do solo tornam dispensável o recurso a herbicidas e pesticidas o que favorece a produção de alimentos saudáveis com os inerentes benefícios para a saúde pública, bem como para a estrutura do solo a médio longo prazo.
Importa salientar os benefícios ao nível da diminuição da poluição inerente à deposição dos resíduos no aterro, uma vez que a decomposição de resíduos orgânicos origina maiores quantidade de lixiviado, bem como a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa (GEE). A valorização dos resíduos orgânicos permite ainda aumentar o tempo e vida útil dos aterros.
Com o envolvimento da população na compostagem doméstica, verifica-se uma diminuição ao nível das emissões correspondentes ao transporte dos resíduos para aterros, bem como os custos inerentes.
Em suma, a compostagem, possibilita o aumento da agricultura biológica, minimiza os impactes ambientais inerentes ao transporte e tratamento de resíduos, diminuindo os respetivos custos, sendo, portanto, uma opção sustentável.